....
...

08 de março – Dia internacional da Mulher

O dia 8 de março foi escolhido pela ONU para a celebração do Dia Internacional da Mulher. A data visa o reconhecimento da luta feminina diária por igualdade entre os sexos, respeito e justiça. Luta esta, que ainda está presente nos dias atuais.

As mulheres trilharam um longo caminho até aqui, para garantir o seu espaço no mercado de trabalho. Atualmente, elas compõem alta porcentagem da força de trabalho mundial, mas, infelizmente, ainda perdem espaço para os homens. 

O papel profissional e pessoal das mulheres mudou algumas vezes ao longo da história. Antes da Primeira Revolução Industrial, elas trabalhavam tanto quanto os homens, sem limitações de tarefas, na agricultura.

Depois dela, entretanto, houve a divisão da mão de obra entre homens, mulheres e crianças (que até então, também trabalhavam). Nessa época, a participação feminina no mercado de trabalho aumentou muito, mas elas atuavam em condições insalubres.

Após muitos protestos, houve a redução do expediente para elas, fazendo com que o trabalho deixasse de ser lucrativo. Assim, os homens começaram a trabalhar fora, enquanto elas trabalhavam cuidando da casa. Foi quando surgiram os papéis tradicionais de “dona da casa” e “provedor”.

Algum tempo depois, aconteceram a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, levando os homens à luta e as mulheres ao retorno à sua vida profissional. A partir daí, a mão de obra masculina já não era tão requisitada, mas mulheres eram contratadas para as mesmas tarefas a custos menores.

Em meados de 1970, elas conseguiram conquistar um salário maior, mas que ainda correspondia a 60% do salário médio dos homens. E até o final do século XX, a disparidade salarial ainda era alta.

Entretanto, atualmente, a tendência é a progressão desse cenário, com a inclusão crescente das mulheres no mercado de trabalho e mediante salários justos. Isso porque a sociedade, como um todo, está avançando cada vez mais no entendimento de que a mulher tem tanta capacidade laboral quanto os homens.

A Fênix apoia você, mulher, no seu empreendimento. Agenda uma consultoria com a gente!

Usamos cookies para a funcionalidade do site e para análises / publicidade. Ao clicar em “ACEITAR” ou continuar navegando pelo site você concorda com tais propósitos.